Edição Atual
ISSN: 2346-1691 (En línea) | ISSN: 0122-8108 (Impreso)
Cuadernos de Literatura é uma revista semestral editada desde 1995 pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Javeriana, Bogotá. A revista é uma publicação científica e especializada em formato impresso e digital e aparece de forma regular e pontual nos meses de janeiro e julho de cada ano.
Cuadernos de Literatura somente recebe e aceita artigos em espanhol, inéditos e originais, que sejam resultados de pesquisa que incluam introdução, metodologia, resultados e conclusões; artigos de reflexão cujos resultados de pesquisa sejam abordados desde uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica por parte do autor; artigos de revisão que apresentem resultados, sistematizações e avanços do campo de estudo e apresentem revisão de literatura cuidadosa e exaustiva; e traduções ao espanhol de textos clássicos ou de atualidade e de interesse particular no domínio de publicação da revista.
A linha editorial de Cuadernos de literatura é centrada, fundamentalmente, na análise crítica, teórica e histórica da literatura, com ênfase nas literaturas latino-americana e caribenha. A revista vai fomentar a publicação de artigos e ensaios que se centrarem na revisão e análise de temas, problemas e métodos do campo dos estudos literários e culturais latino-americanos e caribenhos com o objetivo de estabelecer inovadoras visões teóricas e históricas da literatura e a cultura subcontinental.
Cuadernos de Literatura proporcionará em cada um dos seus números uma diversidade de temáticas e, por tanto, incluirá artigos de diferentes campos de reflexão e pesquisa dentro dos estudos literários e culturais latino-americanos e caribenhos. Deste modo, a revista visa manter um continuo diálogo com tais campos e seus interesses de discussão e pesquisa.
Cuadernos de Literatura incluirá dossiers temáticos que analisarem oportunamente temas e problemas de pesquisa sobre Latino América e o Caribe desde uma perspectiva teórica, crítica e historiográfica. Além, a revista conta com uma seção dedicada à publicação de contos, poemas, crônicas e relatos dirigidos para difundir a criação estética de novas vozes na cena literária subcontinental.