Publicado Mar 1, 2021



PLUMX
Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Vladimir Núñez Camacho

Pablo Pérez Navarro

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumo

Com essa edição, os editores propuseram um duplo objetivo: por um lado, estávamos muito interessados ​​em mostrar as conexões entre as ciências sociais, comunicação e estudos da linguagem; por outro, analisar em detalhe uma constelação de conceitos comuns relacionados à questão espacial e à formação de identidades em torno do conceito de nação.


 



As ciências sociais têm lutado nos últimos tempos para mostrar como o território e, mais geralmente, o espaço em si não é algo dado uma vez e para sempre, não é algo que funciona como um mero recipiente ou receptáculo da vida social; que são uma parte ativa e modeladora disso. Para chegar a este ponto, foi necessário percorrer um longo caminho na reflexão teórica. Primeiro, foi necessário para desnaturar profundamente enraizado nas categorias sociopolíticas imaginários como foram os de território, fronteira, local e até mesmo a idéia de corpo (a fronteira do self). Em segundo lugar, era necessário para evitar conclusões precipitadas como muito proclamando a morte de espaço para processos de globalização económica e cultural do planeta, que iria apagar todas as distinções e particularidades.

Keywords

Ciências Sociais, Espaço, TerritórioCiencias sociales, Espacio, TerritorioSocial Sciences, Space, Territory

References
Pardo, J. L. (1992), Formas de la exterioridad, Valencia, Pre-Textos.


Herrera, D. (edit.), (2007), (Des) territorialidades y (no) lugares, Medellín, Instituto de Estudios Regionales.
Como Citar
Núñez Camacho, V., & Pérez Navarro, P. (2021). Quando o espaço se torna linguagem: Territórios, nação e identidades nas ciências sociais. Sinal E Pensamento, 27(53), 16–21. Recuperado de https://ojspuj.repositoriodigital.com/index.php/signoypensamiento/article/view/6886 (Original work published 15º de setembro de 2008)
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)